Empresário de Senador Canedo viraliza no TikTok mostrando transformação de ônibus comprados em leilão e como sucata

Samuel Carvalho alcançou mais de 180 mil visualizações em 20 dias

3 de fevereiro de 2026 às 11:58

Em um cenário cada vez mais digital, marcar presença nas redes sociais deixou de ser uma opção e se tornou uma necessidade estratégica para os empresários. Plataformas como Instagram, LinkedIn e TikTok influenciam decisões de compra, fortalecem marcas e aproximam empresas de seus públicos em tempo real e se destacar nesse ambiente altamente competitivo é um desafio crescente.

O empresário de Senador Canedo Samuel Carvalho, dono da Viação Carvalho, uma empresa de frota de veículos de transporte, enxergou neste desafio uma oportunidade e, em 20 dias, já atingiu a marca de 180 mil visualizações no Tik Tok, com engajamento orgânico, sem nenhum impulsionamento.

O que ele mostra em seu perfil? Ônibus que são adquiridos de leilão, reformados em sua empresa e colocados no mercado para atender a população e outros empreendedores, como aqueles que precisam locar veículos para o transporte de estudantes e funcionários, por exemplo.

O primeiro vídeo, publicado no dia 10 de janeiro, já atingiu a marca de 23 mil visualizações em seu perfil. O segundo, publicado no dia 11, já atingiu a marca de 70 mil impressões. Outras dez publicações foram feitas no perfil https://www.tiktok.com/@samuel_carvalhooficial, todas com uma média de 8 mil visualizações.

Na garagem da Viação Carvalho, em Senador Canedo, cidade da região metropolitana de Goiânia, Samuel mostra os bastidores da compra desses veículos em leilões de ônibus, que são reformados e que compõem parte da frota de mais de 40 veículos pesados que atendem prefeituras, são vendidos ou locados por órgãos públicos ou empresas, para o transporte de pessoas.

Tudo começou com um empréstimo
O primeiro veículo adquirido por Samuel foi financiado pelo empresário enquanto ele trabalhava em uma loja de autopeças na cidade de Senador Canedo. O veículo ainda não era de leilão e parte da entrada foi feita com um empréstimo feito junto a quatro amigos.

“Comecei com o primeiro ônibus financiado no banco. Consegui o dinheiro da entrada com amigos e fiquei por anos me organizando para pagar. Tanto é que o pessoal me esperou para eu me organizar financeiramente e honrar o compromisso com quem me emprestou”, conta o empresário.

Após o período inicial, Samuel Carvalho afirma que enxergou a possibilidade de aumentar a frota com a compra de veículos de leilão, porque percebeu nesse contexto a oportunidade de comprar esse tipo de veículo com bons preços, reformar e conquistar um espaço maior para aumentar a frota.

Hoje, segundo o empresário, praticamente 95% de toda a frota da Viação Carvalho foi adquirida dessa maneira, estando reformados e prontos para rodar. “Me chamaram de doido, disseram que não conseguiria colocar estes veículos para rodar, mas se fosse só comprar pronto, sem ter capital para isso, eu não teria esse tanto de carro”, acrescenta.

Samuel conta que um dos seus primeiros veículos comprados de leilão veio de Ibaté, no interior de São Paulo, por meio de uma retomada de financiamento. “Era um veículo que estava muito feio, com a parte de baixo toda detonada, faltando muita coisa, mas ainda estava intacto, com selo de original em algumas peças, inclusive, mas sujo”, lembra.

São inúmeros os casos citados pelo empresário, positivos e negativos. Mas Carvalho reitera que todos os veículos foram importantes, até aqueles que já tiveram baixa no Departamento Estadual de Trânsito (Detran), mas que estão em bom estado e têm peças que podem ser usadas em veículos a serem reformados.

“Teve carro [ônibus] que comprei e era só pintar que funcionava. Já teve de tudo um pouco. Mas há peças, pneus, motores que são úteis e estão prontos para funcionar e atender a nossa frota”, explica.

Segundo ele, o que começou como um trabalho de ´formiguinha´ de reforma de ônibus rapidamente ganhou proporções empresariais relevantes, por isso, achou importante publicar essa rotina nas redes. Em poucos dias, com seus vídeos viralizados e crescendo a cada publicação, o empresário mostra que conteúdos com criatividade, autenticidade e presença digital podem transformar um negócio tradicional em fenômeno de alcance e reconhecimento on-line.

Tags: